Queda de cabelo em criança

Saiba tudo sobre queda de cabelo em criança

Olá Mãe! Vou falar sobre queda de cabelo em criança. Mas já pode ler o artigo com tranquilidade, pois na maioria das vezes o problema é reversível.

Tinea Capitis. Conhecida como doença da pele do couro cabeludo, é uma infecção fúngica. Manifestação: manchas escamosas na cabeça, geralmente redondas  ou ovais. Tratamento: antifúngico oral, shampoo antifúngico como sulfureto de selênio ou de cetoconazol. Cuidados: não compartilhar chapéus, fronhas, ou escovas.   

Alopecia areata.  É uma condição não contagiosa, decorrente do sistema imunitário baixo. Manifestação: aparecimento súbito de manchas redondas ou ovais de perda de cabelo. Tratamento: se é limitada a algumas áreas, o prognostico para a recuperação total  é bom, no entanto se a condição persiste ou piora cremes esteróides e até injeções de esteróides e outras formas de terapia no local da queda de cabelo são usados.    

Tricotilomania: perda de cabelo decorrente da criança puxar, torcer, ou esfregar seu cabelo. Manifestação: Manchas do lado da mão dominante da criança. Geralmente decorre de estresse ou ansiedade.

eflúvio telógeno. Decorrência um esforço abrupto ou grave, como febre alta, a cirurgia sob anestesia geral, a morte de uma pessoa querida. Manifestação: Os folículos pilosos param de crescer prematuramente e entrar numa fase de repouso.

 Deficiência nutricional: Pode ser um sintoma de deficiências de alguns nutrientes, como: vitamina h ou biotina, Zinco, ou excesso de vitamina A. Tratamento: alimentação variada e saudável.

E ai Mãe tranquila agora? Muito importante: não deixe de consultar seu médico de confiança, antes de tomar qualquer medida.

Se esse artigo foi útil para você não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais para outras mães poderem se informar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *