O que é Terapia Capilar ? Quais os Benefícios para os cabelos

” Conjunto de procedimentos, práticas e rotinas que priorizam a saúde dos cabelos, previnem contra patologias, permitem conciliar o estético com o saudável. Para isso se utiliza de produtos, equipamentos o observação” Denise Braga

O que é Terapia Capilar ? Quais os Benefícios para os cabelos 1

 

 

DETONADORES DE CABELO

 

Detonadores dos cabelos

Desfazendo mitos

A Terapia Capilar é acessível aa todos, tanto clientes como profissionais da beleza. 

O Céu é o limite quando se fala em Terapia Capilar.

Talvez você já seja um Terapeuta Capilar e nem se deu conta disso ainda. 

Não existe um curso superior chamado Terapeuta Capilar. Não é como um Médico Cardiologista ou um Dentista. 

São várias as afirmações que fiz e talvez você esteja confuso(a), algumas um tanto polêmicas, mas fique tranquilo responderei a todas elas ao longo desse texto.

É preciso desfazer a ideia de que ela é uma escolha a ser seguida. Não é assim, todos em maior ou menor grau devem ter conhecimento dela. 

O cliente deve ter conhecimento na medida dele saber o que ele deve ou não fazer em casa. E o profissional de beleza deve saber o que ele pode ou não fazer. 

Irei desenvolver os dois lados da moeda – Cliente e Profissional – nesse texto. 

Terapia Capilar é um conceito, um estilo de atendimento, é uma prática. É lógico que cada um vai fazê-la em maior ou menor grau. 

Para o cliente isso é muito bom, pois o critério que ele vai se basear para escolher com qual profissional vai fazer seu tratamento não é pelo título e sim pelos resultados. 

E como o cliente vai saber disso: através da indicação de amigas, por meio das redes sociais, nos livros que o profissional escreveu. 

Qualquer um pode ser um Terapeuta Capilar?

Vamos à nossa primeira indagação. Quem pode ser um Terapeuta Capilar?

Não há um título propriamente dado a alguém como Terapeuta Capilar. O que existe são cursos livres que abordam temas que algumas organizações consideram essenciais a um Terapeuta Capilar. 

Na prática o que vai determinar o seu reconhecimento ou não como Terapeuta Capilar são os seus resultados. Pode-se então afirmar que a Terapia Capilar é a arte do resultado. 

Uma cliente que escolhe os Shampoos que usa em casa baseada no seu pH, que não dorme com os cabelos molhados por que sabe que isso por causar danos está praticando a Terapia Capilar.

Um profissional que entende os conceitos básicos de microbiologia e as utiliza está praticando a Terapia Capilar. 

Mas como disse no início o Céu é o limite e as coisas vão ficando mais “quentes” eu falado de tecnologias como: bioressônancia, luz polarizada, luz de campo escuro, dermotografica. Mas calma que chegaremos lá. 

Quem pode exercer essas funções. A princípios qualquer um. Mas dada a natureza das atividades um profissional da saúde: enfermeiro, biomédico. médico, fisioterapeuta pode exercer. 

Devo lembrar que o que há são alguns procedimentos que só podem ser realizados por profissionais regulamentados. Como procedimentos invasivos. Um enfermeiro pode fazer já um farmacêutico não pode. 

O Cliente e a Terapia Capilar

Um bom Terapeuta Capilar comporta-se como um evangelizador. Ele educa o cliente para a Terapia Capilar para que ele saiba tomar suas próprias decisões. 

Ao agir assim, você está fidelizando o cliente, ao explicar para ele as razões, os motivos desse ou aquele procedimento. 

Terapia Capilar: a ultima esperança para cabelos maltratados

Pela definição acima, conclui-se que a  Terapia Capilar atua em três frentes principais:

  • A saúde dos cabelos;
  • O estético;
  • A prevenção. 

A fome com a vontade de comer

O Terapeuta Capilar é o profissional capaz de juntar a fome com a vontade de comer. 

Os clientes atualmente querem o melhor em termos de estética, mas também buscam ardentemente a saúde. Tratamentos de desintoxicação são uma febre: sucos e vitaminas detox, detox capilar, desintoxicação de metais pesados, produtos naturais, lojas como Mundo Verde ou Bio Mundo fazem um sucesso gigantesco. 

De certa forma, todos buscam surfar na onda do natural. Mas como conciliar o natural com o estético.

A cliente quer ser loira de qualquer maneira, a cacheada quer ficar lisa a todo o custo. Nessa ânsia, muitos aproveitadores procuram oferecer produtos milagrosos para deixar os cabelos lisos. 

Relação saúde do corpo com os cabelos

A saúde dos cabelos envolve um cuidado com o corpo de forma geral. Sempre digo que se você tem uma alimentação “fast food”  vai ter um cabelo “fast food”. 

Os principais problemas que afetam o couro cabeludo: queda, seborreía, caspa, pontas duplas são na maior parte das vezes o resultado de que algo não está bem o seu organismo. 

Há um importante exame chamado de mineralograma que é realizado através do fio de cabelo e que identifica elementos intoxicantes que a pessoa possa ter no seu organismo. 

Não se pode em nenhum momento abrir-se mão do estético, pois o cabelo é um importante item da auto-estima tanto da mulher como do homem. O terapeuta precisa conciliar esses dois pesos e é daí que vem a sua arte.

Quanto ganha um Terapeuta Capilar

O mercado para o Terapeuta Capilar é excelente já que são poucos os profissionais que atuam no mercado.

O ganho de cada profissional vai depender no seu nível de qualificação, mas bons profissionais conseguem faturar até R$ 10.000,00 (dez mil ) reais por mês.  

Esse profissional é mais encontrado nas grandes capitais, onde os clientes estão mais bem dispostos a pagar a mais por um tratamento de cabelo. De qualquer forma, sempre é possível mesmo na pequenas cidades se adotar procedimentos de Terapia Capilar a um custo aceitável. 

É importante que esses profissionais saibam trabalhar bem as redes sociais, caso não tenham esses conhecimentos devem contratar um profssional. 

Dessa forma, o terapeuta capilar precisa estar sempre atualizado. Entre os principais profissionais que atuam no setor é comum encontrar-se fisioterapeutas, médicos, biomédicos, enfermeiros.

Não se trata de uma exigência oficial, mas não tem como atuar nessa área sem um entendimento razoável da estrutura de funcionamento do corpo humano. 

Cosmética da “modinha”

Esse profissional não deve estar comprometido com as marcas do mercado e sim com o retorno para os clientes. 

Muitas Clínicas trabalham com marcas próprias. Nós, por exemplo, da Fios Spa adotados em muitos procedimentos os produtos da Crinis, com destaque para a clorofila. 

Há outras Clínicas que adotam a mesma linha com a Clínica Capilar de Goiânia Auto-estima.

Tendências tecnológicas 

A terapia capilar tem incorporado a tecnologia no seu tratamento. Vou citar alguns:

  • Ozonioterapia;
  • Eletroterapia;
  • Luz de Wood;
  • Microscópio de luz polarizada;
  • Equipamentos de bio-ressonância.

Atuamos na área de tratamento de queda de cabelos, infestação fungica entre outros tratamentos

O que é a Terapia Capilar?

Métodos utilizados para o crescimento dos cabelos

Para quem serve a Terapia Capilar

Para qualquer pessoa que queira cabelos bonitos e saudáveis

Quanto custa a Terapia Capilar

Isso vai depender do tratamento solicitado

Todos os salões possuem Terapia Capilar

Não, nem todos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *